História do Centro Social de Coimbrões

O Centro Social de Coimbrões nasce da mobilização popular local no pós 25 de abril.

As grandes exigências sociais da época levam à emergência de Instituições destinadas a crianças de idade pré-escolar e escolar (ocupação de tempos livres), com fins meramente assistenciais e sociais. Assim, com o objetivo de abrigar as crianças do local, cujos pais se viam obrigados a deixar sozinhas (para trabalhar), completamente desprotegidas, foi ocupado por moradores da zona, o edifício da então "Legião".

Contudo, rapidamente deixam de conseguir assegurar as despesas de manutenção e funcionamento institucional, aparecendo o Estado como financiador e garante da qualidade e uniformização dos serviços prestados.

1979


É celebrado o 1º Acordo de Cooperação, com o então Instituto da Família e Ação Social, criando duas valências:

  • Jardim-de-Infância com uma lotação de 75 crianças
  • ATL com lotação de 30 crianças.

O referido Instituto, além de subsidiar mensalmente o Centro Social de Coimbrões, definiu também o seu objetivo:

  "Colaborar com as famílias na criação e Educação dos seus filhos, coadjuvando os serviços públicos competentes e outras Instituições ou Entidades, num espírito de inter-ajuda, solidariedade e colaboração".

1980


O Centro Social de Coimbrões passa para a tutela do Centro Regional de Segurança Social, com um novo suporte jurídico – IPSS, tendo sido celebrado um novo Acordo de Cooperação entre as duas Entidades. Os objetivos agora propostos eram os seguintes:

  • Colaborar na criação e Educação das crianças da sua área de influência;
  • Desenvolver e elevar o nível cultural da população da respetiva área;
  • Coadjuvar os serviços públicos competentes e outras Instituições ou Entidades, no prosseguimento daquele objetivo, num espírito de inter-ajuda, solidariedade e colaboração.

1984


Revisão do acordo com  a segurança social, a pedido do CSC, e criação da valência de creche: 

  • Creche – 30 crianças
  • Jardim-de-Infância – 70 crianças
  • ATL – 30 crianças

1997


O Acordo de Cooperação face ao Jardim de Infância é alterado visando criar condições para a participação da Instituição no Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré Escolar.

Assim, cria-se uma nova parceria, constituída pelo Centro Regional de Segurança Social do Norte, pela Direção Regional de Educação do Norte e pelo Centro Social de Coimbrões, em harmonia com a Lei-Quadro de Educação Pré Escolar.

O presente acordo de cooperação tem por objetivo a prestação, por parte da Instituição, no âmbito da educação pré-escolar, de serviços vocacionados para o atendimento à criança, proporcionando-lhe atividades educativas e de apoio à família, designadamente atividades de animação sócio educativa.

Atualmente


O Centro Social de Coimbrões tem um total de 134 crianças, tendo sido alterado o Acordo de Cooperação relativo ao Pré-escolar de 70 crianças para 64 e do CATL de 70 para 40. A Creche mantém o mesmo número de crianças.

O Centro Social de Coimbrões serve uma população profissionalmente diversificada, preferencialmente residente na sua área de influência, ou que nela exerça a sua atividade profissional.



Obrigado pela visita




Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta
7h30m às 19h Fechado

Localização

Rua Domingo de Matos, 544
4400-120 Santa Marinha,
Vila Nova de Gaia
227 813 951 916 634 364
secretaria@centrosocialcoimbroes.pt

Contacto

Deixe aqui o seu contacto e comentário e entraremos em contacto consigo tão rápido quanto possível.

Termos e Condições

Apoie-nos

Consigne 0.5% do seu IRS

centro social de coimbrões - IPSS - © 2020